Como importar produtos da China?


A China é uma potência no setor industrial e grandes marcas produzem no país, o que favorece um comércio variado e repleto de produtos de qualidade, que devido à concorrência interna, os preços são competitivos.

Com o avanço da tecnologia, as fronteiras e dificuldades para importar da China foram eliminadas. Cada vez mais pessoas estão buscando no mercado chinês itens que têm custo elevado no Brasil.

Acredite, é possível comprar tudo o que você deseja e receber no Brasil sem dificuldades.

Para te mostrar como e para te ajudar a começar, neste curso, te ensino como importar produtos da China.


Agora, aproveite este artigo e fique por dentro de tudo para acertar na hora de fazer suas compras no exterior.


Por que importar produtos da China?


O cenário industrial e político da China favorece muito o comércio externo, o que é uma grande oportunidade para pessoas físicas e jurídicas encontrarem negócios com preços bons e produtos de qualidade.

A justificativa para comprar na China não é somente os valores baixos, mas também a grande variedade de produtos, e sim, de qualidade.

Se os produtos chineses no Brasil já têm um valor competitivo, ao importar ficará ainda mais em conta.


O que é bom importar da China?


A escolha do que importar da China não é tão simples e não está em nenhum manual ou passo a passo. A decisão vai depender do seu tipo de negócio, dos clientes que atende ou pretende atender. A vantagem é que você tem um mercado vasto, com muitas opções de produtos para escolher.


Você pode importar praticamente tudo da China. Há restrição apenas para alguns produtos, como:

  • Cigarros e derivados de tabaco;

  • Produtos regulados por algum órgão (ANVISA, INMETRO, IBAMA…);

  • Explosivos e bebidas alcóolicas;

  • Medicamentos sem apresentação de receita médica;

  • Grandes marcas sem laudo de autenticidade.

Com exceção desses itens, há uma infinidade de produtos que podem ser importados da China. Entre os mais comuns estão:

  • objetos de decoração para a casa;

  • roupas de moda masculina, feminina, infantil, esportiva, entre outras;

  • Acessórios em geral (anéis, pulseiras, brincos, bonés, etc.);

  • Cosméticos, como máscaras, cremes para o corpo e cabelo, etc;

  • Itens de maquiagem, como batom, sombra, base, lápis, entre outros;

  • Equipamentos de informática, como mouse, teclado, webcam, microfone etc.;

  • Acessórios para eletrônicos, como capinha de celular, fone de ouvido, cartões de memória e outros;

  • Além de também poder importar smartphones e outros tipos de dispositivos.

Como pode ver, são itens que custam desde valores mais baixos até produtos mais caros, mas que atraem os clientes. Principalmente porque ao importar da China, você tem uma variedade maior de opções e marcas. Assim, consegue oferecer produtos para seus clientes que eles não encontrariam facilmente no Brasil, mas para isso, é preciso fazer uma boa curadoria.


Como importar da China para revender em sua loja


Evidentemente, em qualquer importação é preciso estar atento a alguns fatores, para garantir a legalidade e que realmente é um bom negócio.


Veja o que deve considerar para importar produtos da China!


Defina o produto que deseja importar


O primeiro passo para encontrar boas condições é definir o produto que deseja comprar. Por mais que pareça uma observação evidente, saber exatamente o que precisa, vai ajudar a identificar preço e qualidade.


Conheça o mercado


Pesquisar bastante e conhecer o mercado chinês é o segredo para saber quais os melhores sites para comprar e importar. Também é interessante saber quais as marcas mais conceituadas e que têm maior solidez no mercado internacional.

Se o site de onde você está comprando permite pagamentos por wire transfer, usar a Remessa Online para pagar suas compras é uma alternativa muito mais econômica.


Selecione fornecedores confiáveis


É muito comum encontrar uma imensidade de fornecedores para o que você precisa, independente do tipo de produto. Procure saber sobre a credibilidade da empresa e como é o atendimento ao consumidor pós venda.

É aconselhável buscar referências e comentários sobre a experiência de compra de outras pessoas para saber se é confiável. Mesmo que tudo indique que seja, o ideal é comprar uma pequena quantidade e se correr tudo bem, investir mais na próxima compra.


Pesquise bem os preços para economizar


Não somente para importar produtos da China, é sempre indicado buscar melhores preços e economizar.

Como o processo de importação é digital e nem sempre precisa de intermediários, é ainda mais fácil dedicar um tempo para analisar com detalhes os valores do produto, condições de pagamento e transporte para reduzir o valor final.

Analise os custos logísticos

A logística é fundamental em uma importação e deve ter toda a atenção para tornar o processo com um custo competitivo. É importante considerar as tarifas do frete internacional, os custos com impostos e encargos para compor melhor o planejamento financeiro.


O que é drop shipping e como ele pode ajudar na importação?


Drop shipping é um formato de negócios online, que garante preços baixos e menos riscos comparados a outras formas. Nele, a pessoa que deseja importar produtos da China faz a aquisição em um e-commerce, que recebe o pedido e envia a ordem da transação para uma empresa parceira.

E é essa empresa parceira que vai enviar a mercadoria para o cliente em nome do site que efetuou a venda. Funciona como um intermediador e o lucro da empresa é dado pela diferença de valores entre o que é cobrado do cliente e do parceiro. É uma forma moderna e mais em conta para importar produtos.


Qual é o melhor site para importar da China?


Assim como não existe uma resposta única que defina o melhor produto para importar, não há também um único site considerado como o melhor. A escolha, mais uma vez, vai depender do público que você quer atender, do seu tipo de negócio e objetivos. A seguir, você vai conferir uma lista com os sites mais utilizados por quem começa a empreender importando da China.


Minha escolha é pelo Alibaba. Explico isto através do meu curso Alibaba Passo a Passo com detalhes mostrando como comprar através desta plataforma com segurança.


Abaixo algumas opções


AliExpress

Começando pelo AliExpress, o maior site de vendas da China, que conta com uma grande variedade de produtos, e está entre os mais confiáveis. Já é bastante conhecido pelos brasileiros, pois muitas pessoas fazem compras pessoais no site. No AliExpress, você encontra diversos fornecedores e consegue fazer algumas compras menores para testar o relacionamento e o produto. Antes de comprar, atente-se sempre para a reputação do vendedor, veja o que estão falando sobre ele nos comentários e avalie o prazo de entregas médio informado pelo site.


DealExtreme

No DealExtreme você encontra uma plataforma de venda de produtos próprios, isso quer dizer que você não vai ter que avaliar e manter contato com cada fornecedor. Uma das vantagens é que, por ter uma produção própria, você tem a garantia de que os produtos terão sempre a mesma qualidade e procedência. O DealExtreme é o principal concorrente do ALiExpress, mas conta com alguns diferenciais. Um deles é que mesmo que você faça múltiplos pedidos na plataforma, receberá tudo em um só pacote, no prazo de 20 a 40 dias.


BangGood

Para quem quer comprar e ter um lucro maior nas vendas, o BangGood pode ser a melhor alternativa, pois o site é focado em atacado. No BangGood você vai encontrar aparelhos eletrônicos com preços realmente baixos, principalmente quando comprar mais de uma peça. O site também oferece uma variedade de fretes, inclusive gratuito para o transporte aéreo.

O prazo de entrega dura em média de 30 a 40 dias. Além disso, na loja tem sempre ofertas e promoções que mudam todos os dias. Antes de comprar, você pode conferir a comunidade aberta do site, para ver a opinião de clientes sobre a experiência que tiveram, com fotos e vídeos dos produtos que costumam compartilhar.