Clientes no Twitter

Atualizado: Mai 28

Tudo o que freelancers precisam saber sobre como encontrar clientes no Twitter.

Todos os dias, milhões de pessoas acessam o Twitter para trocar ideias, conhecer novas pessoas e descobrir novas tendências. Você pode não considerá-lo um lugar para encontrar clientes como freelancer ... mas deveria!

A mídia social é um ótimo lugar para conhecer clientes em potencial para que você possa descobrir exatamente o que eles procuram - e entregar! Se você já é um viciado em Twitter ou é completamente novo em tweetar, continue lendo para aprender como você pode aproveitar este pequeno pássaro azul para atrair uma mina de ouro de clientes freelance.


Por que eu deveria?

Por que usar o Twitter para encontrar clientes? Um mercado inexplorado para novos leads.

A redes sociais são um dos melhores lugares na internet para compartilhar suas ideias. Tem mais de milhões de usuários e continua crescendo a cada dia! É também um local onde muitas empresas e profissionais se encontram. Se você quer ter sucesso como freelancer - vá onde os clientes estão!


Crie um perfil matador

Antes de se tornar ativo nas redes sociais, primeiro você precisa de um perfil que mostre aos clientes em potencial que você fala sério. Troque sua foto de perfil em uma festa, copo vermelho na mão, e mude para uma foto de rosto com aparência profissional. Certifique-se de que está sorrindo em sua foto - você quer mostrar que é amigável e acessível. O mesmo vale para sua imagem de cabeçalho!

Você tem apenas um curto espaço para escrever sua descrição, então faça valer a pena. SEO é importante aqui. Seja específico sobre os serviços que você oferece. Não diga apenas "editor de fotos freelance". Em vez disso, diga "editor de Photoshop especializado em retratos de pessoas". Você fará com que seja muito mais fácil para as pessoas certas encontrarem você.


Chame atenção dos outros twitters

Seja original, mostre seu estilo e conte sua história.

Se você deseja que sua conta de mídia social seja notada, você deve postar. Você pode compartilhar seus próprios pensamentos, retuitar outras pessoas e compartilhar links para conteúdo valioso. Faça o que puder para se tornar relevante. Muitas vezes, você pode fazer algumas conexões realmente excelentes apenas retweetando e compartilhando o conteúdo de outras pessoas.

Você pode ficar tentado a manter seu conteúdo estritamente focado em seu trabalho, mas não tenha medo de mostrar um pequeno personagem. De vez em quando, compartilhe algo pessoal ou algo que você considere interessante fora do trabalho. Você quer que os clientes vejam que você tem personalidade e que é uma pessoa real. Isso o tornará muito mais acessível!l




Melhores hashtags do Twitter para freelancers

Essencialmente, as hashtags transformam a mídia social em um mecanismo de busca para você e para as pessoas que procuram freelancers. Ao criar tweets, certifique-se de incluir hashtags para que as pessoas relevantes possam encontrá-lo. Você pode ser genérico, mas também pode usar hashtags específicas para o tipo de trabalho que realiza. Você trará os clientes perfeitos diretamente para sua conta!

Você também pode usar hashtags para obter clientes do Twitter, encontrando pessoas que procuram freelancers como você. É uma ótima maneira de encontrar clientes para argumentar que já está no mercado para ser contratado por alguém. As hashtags também podem ajudá-lo a encontrar pessoas para seguir em seu perfil.


As melhores contas do Twitter para freelancers seguirem

Provavelmente nem é preciso dizer, mas você precisa seguir as pessoas em sua área. Essas são as pessoas que você espera transformar em clientes, então só faz sentido segui-las. Se você tiver sorte, eles o seguirão de volta e você poderá eventualmente entrar no radar deles.

Há outro benefício adicional em seguir clientes em potencial: você pode aprender mais sobre eles. Fique de olho no que eles postam, o que os interessa sobre sua área e seus pontos fracos. Se decidir fazer uma proposta, você poderá personalizar sua solicitação e oferecer a eles algo de que realmente precisam!





Não fique desesperado

Quando se trata de rede social, você deve se lembrar de agir com calma ao abordar clientes em potencial. A maioria das pessoas não está indo às redes sociais para encontrar freelancers para contratar. Em vez disso, eles estão lá para conhecer pessoas e ter conversas interessantes.

Não é uma boa ideia seguir alguém e imediatamente enviar-lhe uma proposta de trabalho. Você só vai afastá-los e eles podem até bloqueá-lo se você for muito invasivo. Você terá melhor sorte se fizer uma "abordagem homeopática".

Depois de seguir alguém, reserve um tempo para ler seus tweets. Comente quando apropriado e até mesmo retuite parte do conteúdo que você considera valioso. Trabalhe para fazer uma conexão orgânica e natural com alguém antes de começar a abordá-lo.


Você deve seguir seus concorrentes no twitter?

Pode parecer contra-intuitivo, mas há muitos motivos para acompanhar seus concorrentes e até mesmo conhecê-los. Primeiro, como diz o velho ditado, "conheça o seu inimigo". Estou brincando. Embora você não deva considerar outros freelancers como uma ameaça, é uma boa ideia ver o que eles estão fazendo. Você pode obter algumas boas idéias, como novos lugares para procurar clientes.

Se houver freelancers que estão mais à frente no mercado, você pode aprender muito com eles . Uma das melhores coisas sobre muitos freelancers é que eles se lembram de como é estar apenas começando e querem retribuir ajudando outros a começarem. Eles costumam compartilhar conselhos valiosos sobre plataformas de mídia social.

Você também deve entrar em contato com outros freelancers, tanto novatos quanto aqueles que já fazem isso há algum tempo. Todos vocês podem aprender uns com os outros. Você nunca deve se preocupar em perder trabalho porque quase sempre há trabalho suficiente para todos. Como bônus, se você fizer amizade com um freelancer ocupado, ele pode pensar em você quando tiver mais trabalho do que pode dar conta.