Dicas de Solopreneurs

Atualizado: Mai 31

8 dicas de solopreneurs que aprenderam da maneira mais difícil para freelancers.

A economia gig está mais robusta do que nunca e, por exemplo, os trabalhadores dos EUA estão deixando o local de trabalho tradicional em massa. De acordo com o relatório de 2020 da Upwork sobre freelance , 59 milhões de americanos fizeram algum tipo de trabalho freelance no ano passado. No Brasil não temos este estudo, mas acredito que não tenha sido muito diferente.

É verdade que a COVID-19 acelerou o êxodo em massa do emprego clássico, mas ninguém parece ter pressa em voltar às formas de trabalho pré-pandêmicas.

Se você está considerando um mergulho profundo no freelancer, aqui estão oito lições difíceis de freelancers que aprenderam da maneira mais difícil. Use-as para facilitar a curva de aprendizado em sua jornada freelance!


A expressão surgida da união das palavras solo e entrepreneur (em inglês) serve para designar aqueles que tocam um negócio próprio sem ajuda de um sócio ou mesmo de funcionários. Na lista desse tipo de empresa, o Brasil aparece no topo seguido por Madagascar, ilha na África.

Tenha estratégias claras e factíveis

Quando você é talentoso, confiante e independente, é tentador pular antes de olhar.

Muitos aspirantes a solopreneurs esquecem que estão perdendo a rede de segurança.


Esta é uma mudança significativa que requer uma estratégia cuidadosamente pensada. Comece estabelecendo metas de curto e longo prazo em uma linha do tempo. Inclua objetivos financeiros, de carreira e de estilo de vida. Faça-os específicos e com prazo determinado: “Quero ter uma casa própria aos 30 anos”. “Quero me aposentar em Maui quando tiver 60 anos”.

Crie um plano de negócios detalhado. Faça pesquisas extensas em vários setores. Você pode ser o produto mais procurado em sua empresa, mas descubra se os empregadores estão contratando freelancers com suas habilidades. Você pode precisar de mais graduações ou treinamentos para conseguir os melhores empregos.

Considere todas as coisas que seu chefe e o pessoal de recursos humanos fazem por você: emitir pagamento regular, reter os impostos corretos, reembolsar despesas, administrar seguros e etc etc. Se você não está preparado para tudo isso, você terá que encontrar alguém que esteja.

Falando em seguro saúde e aposentadoria, é vital que você apresente planos de reposição para eles o mais rápido possível!

Por fim, suponha que o negócio pode ser lento até que você construa uma reputação e obtenha referências. Comece a economizar nos primeiros meses. Calcule custos como marketing, tecnologia, material de escritório e suas despesas mensais habituais. Calcule quanto você precisa para sobreviver até que o ritmo comece a aumentar .

Isso pode parecer um exercício deprimente, mas saber de quanto dinheiro você precisa pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso. Nunca é demais pesquisar bolsas de pesquisa para empreendedores. Muitas empresas e organizações sem fins lucrativos são muito generosas com o financiamento. Então, qual é o problema em verificar? O não você já tem.


Construa um portfólio que impressione

Um "portfólio dinamite" é uma das ferramentas mais úteis em todo kit de freelancer.

Aqui está o que deve incluir:

  • Exemplos de seus melhores trabalhos que destacam suas habilidades.

  • Links para trabalhos publicados online.

  • Fotos ou vídeos seus trabalhando.

  • Referências de ou para empresas ou empreendedores de sucesso ou de prestígio para os quais você trabalhou.

Certifique-se de que seu portfólio seja bem organizado, atraente e profissional. Faça questão de mantê-lo atualizado, para que possa eliminar trabalhos antigos e / ou medíocres e substituí-los por novos e extraordinários!


Priorize a busca de trabalho freelance

Por enquanto, pelo menos, seu novo emprego de tempo integral é encontrar trabalho.

Aqui está o seu plano de ação:

  • Crie um site de qualidade que mostre suas habilidades e realizações. Comece com uma página “Sobre mim”, uma página mostrando seu trabalho e uma página para depoimentos. Certifique-se de que suas informações de contato sejam exibidas com destaque. Acredita, não basta apenas perfis em redes sociais. Sites ainda são uma poderosa ferramenta de geração de leads e fechamento de vendas.

  • Divulgue para amigos, ex-colegas de trabalho, familiares e vizinhos. O boca a boca à moda antiga ainda viaja muito, mesmo na era digital de hoje!

  • Peça para se encontrar com profissionais em seu segmento de mercado ou apresente-se online.

  • Junte-se a associações industriais e comerciais. Participe de eventos e conferências e leve muitos cartões de visita. Cartões ainda são muito utilizados.

  • Aproveite a as redes sociais. Pesquise no LinkedIn, no Twitter e em outras plataformas usando palavras-chave relevantes para aos trabalhos que você está procurando. No LinkedIn, poste um resumo conciso e chamativo e veja se você consegue alguma mordida.

  • Direcione os tomadores de decisão em sites da empresa ou no LinkedIn. Promova seus serviços via e-mail e torne cada e-mail pessoal. As habilidades e a experiência que você descreve devem ser altamente específicas para cada empresa e o setor em que ela está inserida.

Nunca presuma que, por ter um trabalho estável por um tempo, você sempre terá um trabalho estável. Passe algum tempo todas as semanas procurando leads e oportunidades de que possa precisar no futuro. Em outras palavras, mantenha seu canal de freelance para garantir um futuro próspero!

Saiba mais sobre como encontrar clientes facilmente para o seu negócio freelance.


Encontre o equilíbrio certo entre paixão e pagamento

Não hesite em aceitar empregos pelos quais você não seja especialmente apaixonado.

Às vezes, o trabalho mediano, mas constante, mantém as luzes acesas até que seus sonhos comecem a se tornar realidade. É também um excelente ponto de partida em termos de ganho de experiência!

Além disso, não coloque todos os seus ovos - ou, neste caso, toda a sua energia e paixão - na mesma cesta. Todos os tipos de negócios precisam de fotógrafos. Escritores de todas as especialidades são necessários em uma variedade de setores diversos.

Não tenha medo de sair da sua zona de conforto. Explorar novos campos expandirá seu conjunto de habilidades e abrirá um mundo de possibilidades na forma de novos clientes!


Não subestime o que você traz para a mesa

Nem todo mundo é um grande cliente. E se você não trabalha como freelancer há muito tempo, aprenderá em breve. Mas também é importante lembrar que você nunca precisa aceitar menos do que valem seu conhecimento, talento e experiência no interesse de conquistar um novo cliente!

Demonstre seu valor. Mostre aos clientes em potencial como você pode resolver seus problemas e ajudar seus negócios a ter sucesso. Se você construir uma reputação de integridade, profissionalismo, qualidade de trabalho e pontualidade, poderá comandar o que vale. O tipo de cliente que você realmente deseja saberá que você vale a pena - e estará disposto a pagar de acordo!


Não leve a rejeição para o lado pessoal

A lição aqui é não levar a rejeição para o lado pessoal mesmo quando tudo indicar que você não foi escolhido/a por mero capricho do lead. Pense em você como um aspirador de pó ou um conjunto de enciclopédias. Se você for cortês e profissional, não é de você que os clientes em potencial não gostam; o produto que você está vendendo simplesmente não é adequado para eles.

Não há vergonha em pedir feedback depois de ser rejeitado. Talvez você descubra que seu aspirador de pó não tem acessórios e recursos populares ou suficientes para esta necessidade do lead. Aproveite essa oportunidade para melhorar seu produto ou serviço.

A crítica construtiva pode ser o melhor amigo de um freelancer!


Esclareça e solidifique as expectativas

Ser vago sobre seus serviços e seu cronograma de trabalho raramente tem um bom resultado.

Descreva em detalhes quando você pode começar, quais recursos você precisará, o que você fará, quanto tempo levará e outras especificações. Aborde cada trabalho determinado a dar aos clientes potenciais exatamente o que eles desejam - na verdade, para exceder suas expectativas - no prazo acordado.

Uma comunicação clara deve funcionar nos dois sentidos. Muitos freelancers fornecem aos clientes um formulário detalhado e abrangente para expressar suas expectativas. Isso evita surpresas desagradáveis ​​no futuro. Freelancer é apenas mais uma daquelas coisas em que a comunicação é fundamental!


Terceirizar a administração contábil da sua vida freelancer?

É difícil conseguir clientes, construir um nome para si mesmo e traçar seu próprio caminho de carreira quando você está enterrado na burocracia e questões contábeis.

É por isso que o Xolo está aqui para colocar tudo no piloto automático!

O Xolo tem as ferramentas e soluções de administração para liberar seu tempo para o que é mais importante. Facilitamos o faturamento de clientes internacionais, ajudamos você a lidar com as despesas comerciais e tornamos o tempo do imposto muito menos penoso. Concentre-se no que você faz bem - e nós cuidaremos do resto!