Dicas para Solopreneurs

Atualizado: Jun 2

Como ter sucesso como solopreneur.

Ser um empreendedor solo ou "solopreneur" pode ser estimulante, lucrativo e profundamente recompensador. No entanto, não é segredo que também dá muito trabalho e saber que o destino do negócio depende diretamente dos ombros de uma única pessoa pode ser um pouco assustador!

Não se preocupe, porque estamos aqui para ajudar! Passamos um tempo significativo trabalhando com solopreneurs em todo o mundo, então nos consideramos uma empresa cheia de especialistas em solopren neste momento. É por isso que tivemos o trabalho de reunir uma lista exaustiva de dicas e truques para ajudá-lo a ter sucesso como solopreneur!


Tem um plano

Assim como qualquer outro negócio, definir metas de curto e longo prazo e, em seguida, seguir em frente é absolutamente vital para o solopreneur experiente. Isso não só o ajudará a medir o seu crescimento em cada estágio da jornada, mas também o manterá no caminho certo conforme você avança e as coisas começam a ficar um pouco malucas!

Para definir metas inteligentes e sustentáveis, sente-se e faça um brainstorm consigo mesmo sobre o seguinte:

  • Como você vê o crescimento do seu negócio?

  • Que ações você fará para fazê-lo crescer?

  • Qual é a principal diferença que o separa de seus concorrentes?

  • Como você encontrará clientes?

  • De quanta pista (dinheiro) você tem para continuar (e por quanto tempo)?

  • Que obstáculos (internos ou externos) você vê que podem atrapalhar o seu sucesso a longo prazo?

  • Como você vai superar esses obstáculos?

  • Como você definirá o sucesso durante o seu primeiro ano?

Não tenha medo de se fazer perguntas difíceis.


Construa sua marca

Sua marca é muito mais do que apenas seu logotipo. Na verdade, sua marca pode ser um dos blocos de construção centrais na criação de um negócio de sucesso. Isso porque sua marca não é apenas uma manifestação visual de quem você é e do que você tem a oferecer, mas também tem o potencial de criar uma primeira impressão duradoura com seu público-alvo.

Sua mãe estava certa - não há ninguém mais na terra como você.

E, como solopreneur, você tem a vantagem distinta de usar sua personalidade e experiência únicas para construir sua marca pessoal.

Quer construir um que realmente ressoe? Preste atenção especial aos seguintes aspectos:


Pergunte a si mesmo: "Que mensagem estou enviando com minha marca?"

Cada vez que um cliente ¸ - potencial ou existente - se envolve com sua marca, uma experiência é criada. É por isso que é importante ser cuidadoso e ponderado sobre as palavras e os recursos visuais que você usa para representar sua marca.

Aqui está um teste rápido. Digamos que você esteja construindo uma empresa de consultoria de marketing digital para marcas de luxo, você usaria uma assinatura que seja:

  1. Extremamente casual, "Criando vibe pra sua empresa ter um up!"

  2. Algo um pouco mais personalizado, "A oportunidade de trabalhar com marcas como a sua é a razão de eu acordar todas as manhãs animado para começar a trabalhar - mesmo depois de duas décadas no mercado."

Palavras e imagens podem parecer balela quando você é um solopreneur com uma lista de tarefas de 1 km de comprimento, mas quando se trata de sua marca, é muito importante estar atento à mensagem que você está enviando aos seus clientes.


Ser consistente

Como um empresário experiente, você provavelmente tem um site e contas de mídia social onde apresenta seu portifólio online.

Pode ser tentador, especialmente quando você está começando, experimentar alguns ângulos e ganchos diferentes na tentativa de "jogar algumas ideia ao vendo e ver se traz novos clientes".

Estou aqui para dizer para você para lutar contra esse desejo com toda a força que você tem, porque isso não fará nada além de afetar negativamente a marca que você está tentando construir, pois esta é a própria definição de enviar "mensagens confusas , "para o seu público-alvo. Isso não apenas confundirá seus clientes em potencial, mas muitas vezes é interpretado por profissionais mais experientes como a marca de um amador.

Então, acredite em mim - dedique algum tempo e esforço ao que você quer dizer e seja consistente em todos os canais - tanto online quanto offline!


Crie conteúdo centrado no cliente

Já vi isso acontecer milhares de vezes.

Em um esforço bem-intencionado para promover sua marca, um solopreneur iniciante postará conteúdo que parece ... não há maneira delicada de dizer isso ... como tirado da sua caixinha de ego .

Em vez de criar conteúdo que seja "Eu, eu, eu!" é muito mais produtivo adotar o mantra: "Aqui está o que minha marca faz por você-você-você!"

Ao enquadrar o seu negócio e os serviços que oferece no contexto de como pode ajudar os seus clientes a resolver um problema existente ou a melhorar as suas vidas, será muito mais fácil converter esses potenciais clientes em lucros!

Fica mais "vendável" quando sua oferta resolve uma "dor" do cliente.


Colabore estrategicamente

Só porque você é um solopreneur não significa que você tem que fazer tudo sozinho! Em nossa era centrada na mídia social, uma ótima maneira de ganhar exposição é pegar carona no público de outros blogueiros com ideias semelhantes, líderes de pensamento e influenciadores em seu setor.

Considere fazer postagem cruzada, participar de discussões on-line, oferecer-se para escrever como convidado para o blog deles e, então, oferecer a oportunidade de fazer o mesmo no seu!

Essa pode ser uma maneira inteligente de gerar engajamento com uma base mais ampla com muito mais eficiência do que se você dependesse simplesmente de seus próprios esforços.

Portanto, mesmo que você tenda a ser introvertido, ao abrir um negócio, vale a pena entrar em contato com sua borboleta social interior!


O resultado final da marca

Construir uma marca forte requer um compromisso, porque você não verá resultados da noite para o dia.

É importante estabelecer a base desde o início, sendo estratégico ao se diferenciar de seus rivais de uma forma que crie uma conexão com seu público-alvo.

Mas com tenacidade e autenticidade em partes iguais (e um pouco de sorte!), seus esforços de branding certamente terão sucesso e criarão uma base de clientes leais que estará com você nos próximos anos!


Use as ferramentas certas

Portanto, você se dedica igualmente a construir uma marca forte e, ao mesmo tempo, trabalha muito para construir seu negócio nos bastidores. Isso é fantástico!

Mas, para evitar a parede de desgaste que se aproxima no horizonte, considere o uso de algumas ferramentas para ter a certeza de trabalhar de maneira mais inteligente, não mais difícil!

Quando implantadas estrategicamente, as ferramentas certas o ajudarão não apenas a economizar tempo, mas também a dinheiro!


Automatizar tarefas repetitivas

Qualquer profissional de negócios dirá que, a longo prazo, tudo se resume à consistência!

Isso não significa que você deva gastar seu valioso tempo e energia em tarefas repetitivas.

Para sua sorte, há uma série de ferramentas que podem automatizar muitas tarefas importantes, mas que entorpecem a mente, com apenas alguns cliques do mouse! Coisas como publicar posts em blogs e posts sociais, enviar e-mails automatizados e até atualizar planilhas!

Se isso parece algo que pode ser útil para você, verifique os queridinhos do setor, como Zapier, IFTTT, Workato, Automate, Microsoft Flow e muito mais!

Melhore seu faturamento

Embora existam certamente aquelas criaturas raras e especiais que amam criar e enviar faturas.

Mas para a maioria de nós, mortais, não há nada tão frustrante quanto ter que deixar seu projeto atual (e estado de fluxo) de lado para que você possa mergulhar na monotonia de criar uma fatura e enviá-la ao seu cliente.

E nem nos faça começar a tentar encontrar uma fonte perfeita combinada com uma paleta de cores de bom gosto que sussurra "profissional experiente" em vez de gritar "hora do amador!"

Aqui uma sugestão de uma ferramenta pra te ajudar com esta tarefa: