Dropshipping: venda sem ter estoque físico


Dropshipping: tudo o que você precisa saber para começar a vender por esse modelo. Semanalmente liberaremos os tópicos abaixo.


  • O que é dropshipping?

  • O que é dropshipping nacional?

  • Como funciona o dropshipping?

  • Quais são as vantagens do dropshipping?

  • Quais são as desvantagens do dropshipping?

  • 6 passos de como fazer dropshipping

  • Como encontrar fornecedores para dropshipping?

  • Como legalizar o dropshipping?

  • Como fazer dropshipping com uma loja virtual?

  • 3 dicas para criar uma loja virtual de dropshipping

  • Resumo rápido sobre dropshipping

  • Conteúdo relacionado

Dropshipping é um modelo de vendas online por meio do qual o cliente faz uma compra e o lojista repassa o pedido diretamente ao fornecedor, que será responsável pelo envio da encomenda ao consumidor final.


Se você está pensando em criar uma loja virtual, mas tem pouco capital para investir em estoque ou não sabe se terá tempo suficiente para administrar as entregas dos produtos, o dropshipping pode ser a solução para os seus problemas.


O que é dropshipping?

A modalidade do dropshipping é um modelo de operação em que o lojista é responsável por receber o pedido do cliente em sua loja virtual e repassá-lo ao fornecedor. Este, por sua vez, é o único encarregado de providenciar o produto solicitado e enviá-lo diretamente ao consumidor.

Logo, o lojista trabalha sem estoque, sendo somente um intermediário no processo de compra. Todas as questões relacionadas à entrega — desde a embalagem até o produto chegar à casa do cliente — são responsabilidades do fornecedor.


O que é dropshipping nacional?

Dropshipping nacional, como o próprio nome indica, é o dropshipping feito dentro do território nacional, sem a necessidade de fazer a importação de mercadorias.

Diferentemente do modelo internacional — que se popularizou com fornecedores chineses como o AliExpress e o Alibaba nos últimos anos — , os distribuidores, neste formato, são locais — o que possibilita transações em reais.

Além disso, este tipo de dropshipping realizado dentro do Brasil é livre de taxas alfandegárias, e os tributos e notas fiscais seguem apenas os regimentos brasileiros.


Como funciona o dropshipping?

No esquema abaixo veja como funciona o dropshipping e, logo depois, entenda o que são as etapas 1, 2 e 3, respectivamente:


  1. O cliente faz o pedido online em sua loja virtual, escolhendo os produtos de acordo com o catálogo de itens do fornecedor que você disponibiliza;

  2. Você, como lojista, envia os pedidos e as ordens de compra do consumidor para o fornecedor, que irá faturar as encomendas;

  3. O fornecedor realiza as entregas diretamente aos clientes que fizeram seus pedidos no e-commerce.

Dessa maneira, o cliente nem precisa ter conhecimento de que aquela compra foi realizada no modelo de dropshipping, já que este é um acordo somente entre vendedor e fornecedor, sem interferir na experiência de compra online do consumidor.


Quais são as vantagens do dropshipping?

Agora que você já sabe o que é dropshipping, como fazê-lo e encontrar fornecedores, conheça as cinco principais vantagens dessa operação:


1. Redução de custos

Como já mencionado, este modelo de negócio não exige o gerenciamento de estoque — o que reduz grande parte dos investimentos iniciais, inclusive com embalagens para transporte.

Além disso, não existem gastos com matéria-prima, mão de obra e aluguel de um espaço para as mercadorias para realizar as suas operações.


2. Variedade de artigos

Os fornecedores de dropshipping costumam disponibilizar produtos correlatos (tênis e meias, por exemplo), facilitando, assim, a venda de diferentes categorias de um mesmo segmento.

Normalmente, o catálogo de produtos também pode apresentar maior variedade de itens, uma vez que o tamanho do estoque não é responsabilidade do vendedor direto.


3. Flexibilidade de trabalho remoto

Por não ter um estoque físico, não é preciso ter um local fixo de trabalho. Logo, com um notebook e uma boa conexão de internet, o seu escritório está montado em qualquer lugar! 💻


4. Possibilidade de atender clientes de todo o país

Da mesma forma que você pode vender de qualquer lugar, o seu cliente também pode comprar de onde estiver, independentemente das barreiras geográficas. Isso dá muitas possibilidades para o seu negócio crescer e escalar de maneira saudável.


5. Foco em marketing

A partir do momento que se terceiriza a logística com o dropshipping, sobra mais tempo para investir em outras áreas do negócio e em estratégias para adquirir e fidelizar clientes — como blog, anúncios pagos e redes sociais, por exemplo.


Caso queira aprender mais sobre como desenvolver um plano de marketing efetivo, confira gratuitamente este manual estratégico sobre o assunto:


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6. Suporte, trocas e devoluções

Por fim, mas não menos importante, outra vantagem do dropshipping é que todos os processos pós-venda de suporte, trocas ou devoluções de produtos também ficam a cargo do fornecedor. Ou seja, é ele que deve arcar com todos os custos e com a logística reversa.


Quais são as desvantagens do dropshipping?

Como nem tudo são flores, o dropshipping também tem algumas desvantagens que você precisa levar em consideração. Veja, a seguir, quais são elas:


1. Barreiras alfandegárias (se o fornecedor for internacional)

De acordo com as leis brasileiras, só estão livres de impostos itens que tenham sido comprados no exterior por até 50 dólares. Logo, se a mercadoria ultrapassar esse valor, corre o risco de ficar presa no posto de destino — o que pode gerar custos de até 60% do valor do produto.

Diante dessa situação, muitos lojistas deixam o comprador arcar sozinho com a cobrança. Contudo, se o seu objetivo é construir uma boa reputação com o cliente, ajude-o a pagar os adicionais.

Caso não seja viável realizar o pagamento das taxas para a liberação da mercadoria, prontifique-se a estornar o valor integral da compra ao consumidor. Além de ser o correto a fazer, isso evitará chargebacks (não reconhecimento da compra por parte do cliente) e, até mesmo, o cancelamento da sua loja por suspeita de fraude.


2. Competitividade acirrada

O mercado está saturado de produtos similares, especialmente no nicho de dropshipping. Portanto, diferenciar-se vai demandar grandes esforços da sua parte.

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3. Margem de lucro menor

Mesmo não tendo que investir em estoque, a parceria com um distribuidor tem custos. Assim sendo, com esse repasse financeiro, o lucro nem sempre é dos melhores: ele pode variar de 15% a 45%.


4. Demora na entrega

Fornecedores de dropshipping comumente atendem diversos negócios simultaneamente. Por isso, o processo de entrega é mais lento, podendo levar de 30 a 90 dias.

Se as encomendas forem internacionais, o ePacket pode ser uma boa solução. Esse tipo de frete é mais ágil (com prazos de, no máximo, 30 dias) e confiável, pois disponibiliza códigos de rastreamento.


5. Controle de estoque do fornecedor

Por mais que o dropshipping seja uma maneira de vender sem estoque, é necessário manter uma comunicação muito bem alinhada com o seu fornecedor para garantir que ele atualize com frequência as quantidades e opções ainda disponíveis.

Caso contrário, existe o risco de vender um produto em sua loja virtual e, na hora de repassar o pedido ao fornecedor, descobrir que aquela mercadoria não existe mais.


6 passos de como fazer dropshipping

Para fazer dropshipping, é necessário seguir seis passos essenciais. São eles:


1. Escolher uma plataforma ou canal de venda

Para expor atrativamente os produtos ao seu público-alvo, é indispensável ter um espaço digital. Se você não sabe por onde começar, sem problemas! Confira três tipos de canais de venda pelos quais você pode realizar as suas:


Loja virtual própria

Ao criar a sua própria loja virtual, você tem mais autonomia para planejar toda a estratégia de vendas do seu negócio, desde a disposição dos produtos até a identidade visual que melhor conversa com a sua persona.


Marketplace

Outra possibilidade é a venda por dropshipping através de marketplaces conhecidos no mercado, como Amazon, Lojas Americanas e Mercado Livre. Assim, além de não ter estoque, você também não precisa se preocupar em criar o seu espaço virtual.

Mas, nesta situação, você fica totalmente dependente da visibilidade que a plataforma dará aos seus produtos anunciados. Outro ponto que não é muito vantajoso é a necessidade de pagar uma porcentagem por todos os itens vendidos.


Redes sociais

Por fim, outra maneira de realizar as vendas por dropshipping é utilizando as redes sociais, como o Facebook e o Instagram.

No caso do Facebook, a própria plataforma já tem um marketplace por onde os usuários podem anunciar produtos gratuitamente. Por lá também é possível impulsionar tais publicações.


Já quando falamos do Instagram, a estratégia deve ser muito bem planejada, levando em consideração as principais métricas de engajamento da ferramenta. Com isso, você garante que os seus produtos cheguem, de fato, aos usuários que pretende atingir.


2. Prospectar fornecedor

O segundo passo a ser dado é conseguir um fornecedor de dropshipping confiável. Portanto, pesquise opções de acordo com o seu segmento e entre em contato para tirar todas as suas dúvidas. Normalmente, um distribuidor legítimo requer taxas por entrega, além de uma quantidade mínima de pedidos.


3. Firmar contrato

Após escolher um fornecedor, é importante ter um contrato que esclareça os direitos e deveres de ambas as partes. Com esta e as duas etapas anteriores feitas, as próximas tarefas vão compor o processo de compra do seu e-commerce de dropshipping.


4. Conferir pedidos e pagamentos

Com o negócio montado e um investimento inicial em marketing digital, as vendas começarão a ser efetivadas e, com isso, pedidos e pagamentos executados — é seu dever verificar se toda a jornada de compra está fluindo corretamente.


5. Encaminhar ordens ao fornecedor

Agora, é momento de passar a bola para o distribuidor. Ou seja, nesta etapa, você deve enviar todos os pedidos confirmados junto dos dados dos clientes. Desta maneira, ele poderá dar início à embalagem e entrega das encomendas.


6. Receber códigos de rastreamento

Por fim, é primordial que o fornecedor informe os códigos de rastreamento para que você os repasse aos consumidores. Assim, eles poderão acompanhar seus respectivos pedidos ao longo dos dias.


Como encontrar fornecedores para dropshipping?

Existem fornecedores internacionais e nacionais para dropshipping. De modo geral, os primeiros oferecem produtos mais baratos, mas com entregas demoradas. Já os distribuidores brasileiros ofertam um frete mais ágil, contudo, os preços (mesmo que em reais) são mais altos.

Muitos lojistas compram diretamente de sites do exterior, como o eBay ou o AliExpress, mas essa nem sempre é a melhor forma de fazer dropshipping, uma vez que você não é capaz de garantir ao cliente a disponibilidade do produto comprado em sua loja virtual.

Caso queira usar esse tipo de fornecedor, como o AliExpress para dropshipping, é melhor contar com uma plataforma automatizada, que garanta a disponibilidade dos itens. Ainda neste artigo, você saberá como fazer isso.

O mais indicado, portanto, é pesquisar fornecedores na internet com variações de palavras-chave de acordo com o seu nicho de mercado. É importante ressaltar que sites de dropshipping, via de regra, não são bem projetados visualmente, por isso, não julgue o livro pela capa.

Buscar por fóruns (inclusive no LinkedIn) e fabricantes podem ser ações interessantes também. No primeiro caso, você terá a chance de encontrar diferentes listas de fornecedores. Já ao entrar em contato com fontes de produção, será possível propor parcerias para dropshipping e até conseguir preços mais baixos.

E, claro, não se esqueça de questionar — por telefone e/ou e-mail — o processo de entrega, os tipos de remessas e os prazos por região. Além disso, solicite amostras dos produtos (mesmo que tenham que ser pagas) para que você ateste a qualidade delas.


Como legalizar o dropshipping?

Antes de aprendermos como montar a sua loja virtual para começar a vender, entenda as diferenças de fazer dropshipping internacional e nacional perante a lei:

Fornecedores internacionais

Para ser considerada legal e poder emitir notas fiscais, a empresa que compra produtos do exterior deve atuar como intermediadora de importação. Tal classificação se enquadra somente nas formalizações de Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli).

Portanto, caso ainda não tenha formalizado seu negócio, é necessário abrir uma empresa para o dropshipping internacional e enquadrá-la no campo de atuação citado.


Fornecedores nacionais

Por outro lado, em transações realizadas no Brasil, o lojista pode atuar com a classificação de Microempreendedor Individual (MEI). No entanto, ao fazer dropshipping, torna-se obrigatória a emissão de notas fiscais de produto, o que obriga a regularização do negócio.

Para tirar outras dúvidas sobre o assunto, você pode acessar o Guia do Dropshipping no Portal Sebrae.


3 dicas para criar uma loja virtual de dropshipping

Por fim, neste tópico, separamos três dicas extras para que você possa criar o seu e-commerce de dropshipping!

Papel e caneta na mão? Então, vamos lá! 📝


1. Publique fotos de qualidade

Por não ter acesso a um estoque, solicite ao seu fornecedor imagens dos produtos (que geralmente já são bem profissionais) ou, se não for possível, amostras das peças, para que você mesmo tire essas fotos.

2. Atente-se às fraudes

Nas redes sociais, às vezes nos deparamos com histórias de pessoas que compraram artigos por dropshipping e receberam itens de qualidade inferior.

Portanto, ao procurar por fornecedores, pesquise-os no Reclame Aqui (se forem brasileiros) ou em seus próprios sites (se forem internacionais) para não cair em ciladas. Observe principalmente a reputação — em classificações de notas ou estrelas — e feedbacks de clientes nos comentários.

Outra estratégia é a de buscar, no Google, pelas marcas dos fornecedores + as palavras “fraude” ou “golpe”. Se houver alguma situação suspeita, provavelmente você a achará.


3. Não se esqueça das páginas institucionais

Nas páginas de Quem somos e Perguntas Frequentes, seja transparente em relação ao modelo do seu negócio. Coloque todas as informações referentes aos fornecedores e prazos de entrega — isso com certeza irá transmitir mais segurança ao seu público-alvo.


Resumo rápido sobre dropshipping

Montar um negócio online no formato dropshipping é simples, mas requer que você se atente aos riscos na hora da entrega dos produtos para manter sua empresa de forma sustentável. Acompanhe sempre os pedidos em trânsito e se antecipe informando os clientes caso ocorram atrasos.


Antes de encerrarmos, confira um resumo rápido sobre dropshipping:


O que é dropshipping?

Dropshipping é um modelo de vendas online por meio do qual é possível vender sem estoque. O cliente faz uma compra e o lojista repassa o pedido ao fornecedor, que será responsável pelo envio da encomenda ao consumidor final.


O que é dropshipping nacional?

Como o próprio nome já sugere, o dropshipping nacional é aquele realizado com empresas dentro do Brasil.


Como funciona o dropshipping?

  1. Cliente faz o pedido online na loja virtual, escolhendo os produtos de acordo com o catálogo de itens do fornecedor

  2. O lojista envia as ordens de compra do consumidor para o fornecedor

  3. O fornecedor realiza as entregas diretamente aos clientes

Quais são as vantagens do dropshipping?

  • Redução de custos

  • Variedade de artigos

  • Flexibilidade de trabalho remoto

  • Possibilidade de atender clientes de todo o país

  • Foco em marketing

  • Suporte, trocas e devoluções

Quais são as desvantagens do dropshipping?

  • Barreiras alfandegárias (se o fornecedor for internacional)

  • Competitividade acirrada

  • Margem de lucro menor

  • Demora na entrega

  • Controle de estoque do fornecedor

6 passos de como fazer dropshipping

  1. Escolher uma plataforma ou canal de venda (Loja virtual própria, Marketplace ou Redes sociais)

  2. Prospectar fornecedor

  3. Firmar contrato

  4. Conferir pedidos e pagamentos

  5. Encaminhar ordens ao fornecedor

  6. Receber códigos de rastreamento

Como encontrar fornecedores para dropshipping?

  • Conhecer os principais fornecedores nacionais e internacionais

  • Pesquisar na internet com variações de palavras-chave de acordo com o seu nicho

  • Buscar por fóruns e fabricantes para conseguir referências

  • Atentar-se ao prazo de entrega e à qualidade dos produtos de cada um

Como legalizar o dropshipping?

Para tratar com fornecedores internacionais, é necessário atuar como intermediador de importação (Microempresa, Empresa de Pequeno Porte ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada). Já no caso de dropshipping com fornecedores nacionais, basta ter sua atuação como Microempreendedor Individual regularizada.

3 dicas para criar uma loja virtual de dropshipping

  1. Publique fotos de qualidade

  2. Atente-se às fraudes

  3. Não se esqueça das páginas institucionais