Empreendedoras Autônomas

Atualizado: Mai 31

As empreendedoras autônomas estão descobrindo que podem ter tudo em uma carreira digital

Durante anos, as mães ouviram que elas podem 'ter tudo' - a satisfação pessoal e a estabilidade financeira que vem com uma carreira ao lado da felicidade doméstica de criar filhos.

Aprendemos que, como tantas outras coisas, coisas que parecem ótimas na teoria muitas vezes não são tão simples na prática. Muitas mães que trabalham admitem sentir culpa crónica, constantemente oprimidas pela sensação de estarem negligenciando a família ou o trabalho. Quando saem do trabalho mais cedo para passar mais tempo com os filhos, sentem que estão negligenciando o trabalho. E então, quando eles estão lendo os e-mails em casa, eles se sentem ainda mais culpados por não estarem presentes com seus filhos. É um ciclo vicioso que deixa muitas mulheres exaustos, deprimidos - e que o seu melhor nunca é suficiente.


Carreira Digital - Nomade Digital - Freelance


Mas os tempos estão mudando e as mulheres em todo o mundo estão começando a perceber que existe uma maneira muito melhor de ter tudo:


O que é um mompreneur?

Momempreendedorismo (minha tradução abrasileirada kkkk) é um movimento crescente que foi inaugurado pelo aumento do freelancer , do trabalho remoto e das mulheres estarem completamente fartas da impossibilidade de tentar equilibrar uma carreira tradicional com a vida familiar.

Muitos empregadores estão se esforçando para ser mais compreensivos com os funcionários que por acaso também são pais. Sonhamos em ver essa atitude refletida em afirmações como: "Se precisar de mais tempo com seus filhos, é só pedir!"

Este é o ponto exato do empreendedorismo - não ter que pedir permissão a ninguém ao priorizar. A definição de mompreneur é essencialmente qualquer mulher que dirige seu próprio negócio, geralmente em casa e, portanto, mantém controle total sobre como equilibrar seu trabalho e sua vida familiar. Significa que as mulheres mantêm estabilidade financeira e uma carreira pela qual são apaixonadas, enquanto ganham liberdade e perdem essa culpa para sempre!


Quais são algumas das ideias de negócios do mompreneur?

Os empregos da Mompreneur são geralmente uma variação de qualquer que seja a carreira escolhida por uma mulher, que é então reaproveitada como um trabalho freelance que permite flexibilidade máxima. Se você está em busca de algumas ideias para empreender assim, aqui estão algumas para você começar:


Para o empreendedor literário

Se você tem um dom para a palavra escrita, muitas mães experientes encontraram um nicho de carreira fantástico como blogueira freelance, editora de conteúdo ou produtora de conteúdo! A maioria das empresas chegou à conclusão de que o conteúdo é rei quando se trata de uma estratégia de marketing online vencedora, e isso significa que a demanda por escritores de qualidade está crescendo! Em vez de ter que fazer aparições em reuniões de zoom que duram o dia todo, o trabalho de um escritor é incrivelmente flexível e requer pouco mais do que uma sala silenciosa e uma conexão sólida com a Internet.

Para ser um escritor autônomo de sucesso, você precisa ser um escritor sólido (e profissional de marketing, se estiver seguindo o caminho da redação), um pesquisador dedicado, um leitor voraz e ter um conhecimento aguçado da psicologia humana. A maioria dos escritores freelance de sucesso encontrou um nicho em que se especializar para se diferenciar da concorrência. Quando você está começando, pode ter que aumentar sua reputação e seu portfólio em plataformas freelancer, mas assim que tiver uma base sólida de clientes, você poderá colher as recompensas de ser totalmente independente.


Para o empresário que sabe

Se você acumulou uma base significativa de conhecimento e experiência ao longo de sua carreira, é provável que haja alguém por aí que precisa de sua experiência - e está disposto a pagar por ela! Muitas mompreneurs de sucesso administram suas próprias firmas de consultoria freelance, especializadas em dezenas de áreas de atuação.

Para se tornar um consultor de sucesso em longo prazo no campo de sua escolha, você terá que ser capaz de falar com clareza e, em seguida, fazer com eficiência. Você vai querer criar um site profissional e sofisticado que a torne uma especialista em sua área. Em seguida, solidifique suas ofertas de serviço e o que exatamente você tem a oferecer - e então defina suas taxas.

Então, é hora de rede, rede, rede. Faça isso estrategicamente - vá onde seus clientes estão. Então, seja assertivo e vá atrás exatamente do que você deseja. Lembre-se de que você tem muito conhecimento a oferecer e, em vez de guardá-lo para si mesmo, deve compartilhá-lo com as pessoas que estão dispostas a pagar-lhe muito dinheiro como empresário!


Para o mompreneur com o grande olho

Se você tem um ótimo olho e talento para design, pode ganhar muito dinheiro como designer gráfico freelance, web designer, editora de vídeo, designer de produto, etc. ... as opções de design são infinitas se você tiver habilidades e o talento. Mas você também precisará das ferramentas certas e do conhecimento certo. Mesmo que você esteja fora da indústria há pouco tempo, você pode precisar se atualizar com alguns cursos online para estar atualizado com o que há de melhor e mais recente no mundo do design.

Enquanto você está se estabelecendo e aumentando seu portfólio, você, como seus amigos escritores e empresários, pode querer começar em plataformas freelance - apenas até ter uma base sólida de clientes. Também vale a pena se especializar e encontrar seu nicho - não apenas o tipo de design, mas o tipo de cliente que você atende. O design pode ser uma escolha de carreira incrivelmente desafiadora e criativa, e é um campo que não para de crescer. Se você sempre foi chamado para projetar, agora pode ser a hora de responder!

Existem ferramentas para mompreneur por aí?

Claro que existem! Como em qualquer setor em expansão, ferramentas e comunidades vêm logo atrás, cheios de mulheres inspiradoras que procuram compartilhar de tudo, desde dicas para empreendedoras até inspiração para empreendedores. Uma visita à uma livraria online ou física com certeza encontrará uma pilha de livros de mompreneur perspicazes , e uma pesquisa por "podcasts de mompreneur" em seu aplicativo de podcast favorito renderá centenas, senão milhares de resultados! Você encontrará muitas comunidades populares de mompreneur on-line onde as mulheres se reúnem para discutir tudo, desde soluções a pontos comuns de problemas da mompreneur e dicas de produtividade da mompreneure tudo mais! O mais importante a lembrar ao embarcar nessa jornada é que você não está sozinho!


Como se tornar um mompreneur?

Embora não haja um caminho definido para o sucesso , a investida no empreendedorismo é como iniciar qualquer outro negócio (exceto que é muito mais desafiador, já que você também dirige uma família!). É preciso criatividade, assertividade, inteligência e habilidades fantásticas de agendamento!