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Atualizado: Mai 31

6 maneiras comprovadas para conquistar clientes no Facebook como freelancer.


Então você colocou todos os ovos da sua carreira em uma cesta gigante, assustadora e que induz a ansiedade ao escolher se tornar um freelancer. Mas agora que você abriu suas asas de freelancer - esperando voar até o pôr do sol e deixar a vida corporativa para trás - você descobriu que há um pequeno problema. Os clientes simplesmente não estão servindo da maneira que você esperava!

Antes de jogar suas mãos para o alto e voltar furtivamente para seu chefe para pedir seu emprego de volta, pergunte-se se você já usou todas as ferramentas de freelancer que você tem à sua disposição! Para começar, aqui estão 7 métodos comprovados para obter algumas ligações importantes do Facebook para o seu negócio freelance:


Dica profissional nº 1: participe da conversa em grupos de mídia social freelance

Uma das principais razões pelas quais tantos profissionais estão mudando para freelancers em tempo integral é porque é tão ... libertador! Você escolhe quando e onde trabalhar, quais projetos vai assumir e o tipo de cliente com quem decide fazer parceria. E o melhor de tudo, nenhuma política de escritório tóxica para navegar!

Mas, por mais libertador que seja o freelancer, também pode ser um pouco solitário. Para começar, não há colegas de trabalho para desabafar ou trocar ideias. Felizmente, é por isso que existem grupos de freelancers! Fóruns como esses fornecem um espaço seguro para pedir conselhos sobre preços para um projeto, debater ideias sobre onde encontrar clientes ou apenas desabafar sobre um cliente que simplesmente não entende os limites!

Além de fornecer o suporte tão necessário, esses grupos também podem ser um lugar fantástico para conseguir leads! Dependendo do tipo de grupo e de suas regras, os clientes podem entrar e pedir ajuda para um novo projeto. Freelancers que são ativos nesses grupos podem conhecer os nichos e especialidades uns dos outros e podem ajudá-los a conseguir um show que não é para eles, mas que se encaixa perfeitamente em você! O mesmo acontece com freelancers com muito trabalho - eles estão mais do que felizes em compartilhar o amor com seus colegas freelancers!


Dica profissional nº 2: estabeleça sua experiência para obter leads do Facebook

Quando você pensa em um produto ou serviço específico, provavelmente pode pensar em várias empresas e seus logotipos associados de cabeça para baixo. O reconhecimento de sua marca deve-se ao seu marketing inteligente (mais sobre isso a seguir!). Se você se estabelecer como o especialista em seu produto ou serviço, é exatamente assim que seus clientes também se lembrarão de você.

Postar no Facebook é uma oportunidade fantástica de compartilhar conteúdo perspicaz de forma consistente. Em pouco tempo, você terá um exército de seguidores on-line convencidos de que está dando as cartas como um líder de pensamento certificado no centro do universo do seu setor.

E as novidades ficam ainda melhores! Você não precisa necessariamente ser aquele guru onisciente e orientador do pensamento - ou mesmo criar o conteúdo sozinho! É tudo uma questão de curar consistentemente a quantidade perfeita de conteúdo bem pensado. Isso permitirá que você estabeleça experiência e, ei - você pode até aprender uma ou duas coisas!

O essencial é que essa é uma forma de impacto relativamente baixo de se manter na cabeça, então, da próxima vez que alguém conectado a um dos dedos longos da sua rede precisar de seus serviços, você será classificado lá na primeira página de candidatos relevantes. Alguns gostos e compartilhamentos e os leads freelancers de mídia social chegarão à sua caixa de entrada do messenger!


Dica profissional nº 3: faça Mark Zuckerberg fazer o trabalho pesado para você

Vamos encarar; o marketing é fundamental se você quiser se destacar da concorrência e conquistar mais clientes. Felizmente, as plataformas de mídia social tornam o marketing empresarial mais fácil do que nunca. Você pode compartilhar artigos, postagens em blogs, vídeos e histórias para o seu público em qualquer página de negócios do Facebook. A melhor parte? Você pode fazer tudo isso de graça, o que o ajudará a obter o máximo retorno do seu investimento em marketing!

Mas se você deseja expandir seus negócios rapidamente, um pequeno investimento pode ser muito útil. Se mais deve ou não ser feito para regulamentar o gigante do Facebook é um assunto para mentes muito mais inteligentes do que as nossas! O fato é que quando se trata de alcançar em uma plataforma de mídia social, ninguém pode nem chegar perto do Facebook e do Instagram (que, como você provavelmente sabe, é propriedade do Facebook).

Coisas como o tipo de anúncio e a segmentação por público-alvo precisarão ser decididas assim que você atingir uma meta. E embora as pessoas nem sempre cliquem em seus anúncios, é muito mais provável que elas se envolvam com sua empresa quando virem sua mensagem! E seu alcance será afetado por fatores como lance, orçamento e segmentação.


Dica profissional nº 4: fique por dentro de sua reputação online

Mesmo nesta era digital em que nos encontramos, o boca a boca ainda é a melhor estratégia de marketing. Os outros consumidores não só confiam mais na propaganda boca a boca, como também não custa um centavo!

Isso é muito bom para empresas com páginas de comentários elogiosos de clientes satisfeitos. Mas e se seus comentários não forem tão bons? Algumas empresas simplesmente ignoram as avaliações, mas isso os prejudica. Muitas críticas negativas podem destruir absolutamente as perspectivas de uma empresa a longo prazo.

Então, o que você deve fazer se receber uma crítica negativa? Você deve ignorar e fingir que não está lá? Amaldiçoar o revisor? O tempo e a experiência demonstraram de forma esmagadora que a melhor maneira de responder a uma crítica negativa é com gentileza e compreensão.

O primeiro passo é agradecer ao revisor por dedicar seu tempo e energia para escrever sobre sua experiência. Isso pode soar tão saboroso quanto beber um smoothie com sabor de tabasco e raiz-forte, mas essas avaliações negativas são, em essência, uma oportunidade de melhorar seu negócio. Portanto, mantenha a mente aberta e considere se o revisor tem razão. Se for um mal-entendido ou engano, tente consertar. Se eles destacaram um problema maior, digamos que você esteja trabalhando para corrigi-lo - e prossiga.

E se estiver claro que é apenas uma pessoa mal-humorada tendo um dia ruim, seja gentil - mas tente o seu melhor para não levar para o lado pessoal e apenas siga em frente.


Dica profissional nº 5: crie um portfólio freelance que converte

Se o seu negócio freelance está decolando, você precisará de um portfólio freelance para alcançar a altitude de cruzeiro. Um portfólio permitirá que você destaque seu trabalho para atrair significativamente mais leads do Facebook.

Se você tiver um portfólio existente, torne-o sofisticado, fornecendo novas imagens, atualizando e otimizando o conteúdo ou alterando o layout. Se você não tem orçamento para isso, existem várias opções gratuitas e pagas para ajudá-lo nessa área.


Dica profissional nº 6: envolva seu público em um compromisso de longo prazo

Há uma razão pela qual as empresas contratam equipes inteiras para gerenciar e responder aos seus comentários e mensagens nas redes sociais. As empresas mais antigas entendem totalmente esse conceito.

Pense no relacionamento entre você e seus futuros clientes como um noivado tradicional - apenas sem colocar um anel nele! Tire uma engrenagem da roda de comunicação de qualquer relacionamento e as engrenagens não funcionarão mais. Se você deseja acelerar o crescimento do seu negócio e manter os melhores clientes autônomos, uma comunicação sólida é essencial. Portanto, mesmo que você esteja ocupado, reservar um tempo para "curtir" os comentários e responder às perguntas mostra aos clientes em potencial que você é importante para um relacionamento de longo prazo!