Prospecção

Como encontrar clientes facilmente para o seu negócio freelance.



O sucesso do seu negócio freelance será determinado por seus esforços pessoais para conseguir mais clientes. Grupos locais e sites de empregos podem oferecer uma ajuda substancial a você como freelancer, mas alguma agitação do seu lado ainda é essencial para o sucesso!

Manter o seu negócio freelance a longo prazo exige um fluxo de trabalho saudável.

E o trabalho vem - você adivinhou - com clientes! Como freelancer, você precisará traçar estratégias sobre as melhores práticas para encontrar bons clientes - e depois trabalhar duro para mantê-los como clientes regulares (se a natureza do seu negócio permitir, é claro!). É muito comum que novos freelancers se sintam intimidados com a ideia de se colocarem à mostra e se esforçarem para encontrar clientes. Dito isso, nada é impossível se você tiver as metas certas, auto confiança e um pouco de sorte!

Vamos discutir várias maneiras fáceis, mas extremamente eficazes, de encontrar uma mina de ouro de novos clientes:


Estabeleça sua experiência por meio de blogs

Escrever um blog é uma excelente maneira de criar consciência de sua existência com clientes em potencial e, ao mesmo tempo, se estabelecer como um especialista na área. Quando as pessoas se deparam com um problema, é da natureza humana abrir uma nova guia e fazer uma pesquisa rápida sobre qualquer tópico que esteja causando dificuldades. A nova ideia de buscar a ajuda de um freelancer para resolver seu problema atual pode não ser óbvia para seu cliente potencial. Mas, depois de lerem parte do seu conteúdo, que fornece as melhores práticas perspicazes para resolver o problema, eles provavelmente terão um momento Eureka! e podem considerar contratá-lo para ajudá-los com este mesmo problema!

Ao escrever o conteúdo do seu blog, não se esqueça de utilizar as práticas de SEO para facilitar a descoberta e maximizar a exposição aos clientes em potencial.



Envolva-se com clientes em potencial nas redes sociais

Freelancers precisam estar ativamente presentes nas plataformas sociais.

Junte-se ao Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e até mesmo ao novato no bloco TikTok - para anunciar você e seus serviços. Você pode começar escrevendo descrições sobre quem você é e o que tem a oferecer, juntamente com visuais envolventes para capturar a atenção de clientes em potencial enquanto eles navegam por seus feeds.

Existem vários grupos de freelancers em sites de mídia social aos quais você pode ingressar para obter acesso fácil a clientes em potencial. Encontrar clientes online está na moda para muitos freelancers modernos. Existem bilhões de usuários online, tornando mais fácil atingir seu público ideal. Se você tem algum dinheiro extra em seu orçamento de marketing, pode até fazer alguns testes usando anúncios direcionados em várias plataformas de mídia social.


Acesse sua rede existente

Um método infalível de encontrar clientes como freelancer é entrar em contato com contatos existentes ou colegas anteriores e pedir-lhes referências. Se você manteve um relacionamento saudável com ex-colegas, eles provavelmente ficarão mais do que felizes em ajudá-lo, conectando você a clientes em potencial em sua rede. Seus colegas e ex-chefes terão alguns dos melhores insights sobre como você trabalha e o que tem a oferecer, e o endosso deles terá mais peso entre os clientes em potencial. Seus supervisores provavelmente têm experiência significativa na avaliação e contratação de freelancers, então eles provavelmente serão uma mina de ouro de conselhos úteis sobre como melhorar suas ofertas para clientes em potencial!


Não se esqueça da família e amigos

Pessoas com quem você se relaciona na sua vida pessoal também podem ser úteis para encontrar clientes autônomos. Eles não apenas se enquadram na categoria de clientes em potencial que podem precisar de seus serviços, mas também são aliados úteis quando se trata de passar seu nome aos próprios contatos, que perguntam se eles sabem: "Qualquer pessoa que possa ajudar-me com este novo projeto em que estou trabalhando? "

Sua família e amigos se preocupam com você e provavelmente terão o mesmo orgulho de seu sucesso que teriam do próprio! Os freelancers devem considerar os parentes como 'freelancers adjuntos', pois eles promoverão o seu negócio freelance. Outro bônus por delegar sua família e amigos em seus esforços de publicidade? Ao contrário do Facebook, eles não vão cobrar por seus serviços!


Aprenda a amar (ou pelo menos gostar) de networking

Existem duas maneiras importantes de encontrar clientes por meio da rede; cara a cara ou rede online. Aqui estão algumas maneiras de criar conexões valiosas online e pessoalmente.

Crie o hábito de participar de eventos locais e conversar com o máximo de pessoas que puder. CEOs e gerentes de grandes empresas participam de eventos locais e são clientes em potencial, pois estão sempre em busca de freelancers talentosos. Mesmo que eles não necessitam de serviço no momento, você nunca sabe quando eles podem mudar sua mente, e, entretanto, eles podem ajudá-lo a se conectar com as perspectivas em sua rede que estão na necessidade de seus serviços.

Encontrar clientes online é mais gerenciável durante a rede. Participe virtualmente de conferências para encontrar clientes em potencial e outros freelancers em vários aplicativos de rede. Recomendamos que você participe de fóruns onde as pessoas procuram talentos. É uma excelente plataforma para mostrar suas habilidades! Um exemplo de fórum em que você pode encontrar clientes em potencial é onde os clientes postam suas perguntas e você pode responder com base em sua profunda experiência e conhecimento. A partir daí, o cliente pode entrar em contato para obter mais assistência.

Quando se trata de encontrar clientes, o networking pode ser seu novo melhor amigo!

Conecte-se com outros freelancers

Outros freelancers da área são excelentes recursos para encontrar clientes porque podem diferenciar um golpe de uma grande oportunidade. Estabeleça o maior número possível de relações com freelancers. Não os veja como ameaças só porque você está competindo no mesmo mercado. Em vez disso, veja todos os outros freelancers como uma comunidade que entende de onde você vem e o ajudará ao longo do caminho.


Aproveite o momento com interações do dia a dia

As pessoas que você encontra na rua enquanto realiza suas atividades diárias também são clientes em potencial. Seu dentista precisa de um freelancer para criar um novo site ou uma postagem de blog envolvente. Seus colegas de trabalho, cabeleireiros, aquele gerente de café favorito, personal trainer ... a lista de clientes em potencial é ilimitada! E mesmo se você não puder oferecer o serviço de que eles precisam, é sua chance de retribuir aos seus colegas freelancers, conectando-os com alguns 'encaixes perfeitos' em potencial!


Fique de olho nos painéis de empregos

Se você está procurando clientes com base nos serviços de que eles precisam, os painéis de empregos são um ótimo lugar para encontrar clientes. Em placas de freelancer online, você pode usar o marketing por e-mail para ganhar clientes. Vá para a caixa de entrada do futuro cliente e mostre interesse em fazer o trabalho por ele. Em seu e-mail, explique por que eles deveriam contratá-lo e que honra seria se eles lhe dessem uma chance!

Discutimos muitas maneiras diferentes de encontrar clientes para o seu negócio freelance. É importante saber onde seus clientes em potencial estão localizados e interagir com eles. Talvez o exposto acima seja uma tarefa difícil para você ou você esteja preso a outros assuntos urgentes que não permitem que você procure clientes estrategicamente. Se for este seu caso, comente aqui, peça ajuda!