Ser um Solopreneur

Atualizado: Mai 31

7 razões fantásticas para se tornar um solopreneur atualmente. Mesmo como um nômade digital.

O cenário econômico atual é um terreno fértil para o trabalho autônomo. E o que torna esse cenário ainda mais animador é o fato de quase todos os freelancers - também conhecidos como solopreneurs - serem loucos pelo trabalho que fazem! O fascínio de perder um chefe e ganhar independência para trabalhar quando, onde e como quiser - está fazendo com que mais profissionais mergulhem no mundo do freelancer.

Independentemente de você estar pensando em se tornar um solopreneur ou se você já começou a trabalhar, aqui estão mais 7 benefícios que você pode não ter pensado ainda e o argumento porque os solopreneurs são a guloseima mais doce da cidade!


Siga sua paixão (certifique-se de que paga as contas)

Trabalhar não deve ser apenas sobre o dinheiro - para confirmação, pergunte a qualquer pessoa que traz para casa um grande salário, mas ainda detesta o seu trabalho! Você é apaixonado pelo que faz? Como solopreneur, você pode se concentrar em fazer o que ama enquanto continua a aprimorar seu ofício. Todas essas coisas que você faz em seu tempo livre podem ser merecedoras de uma grande receita.

Talvez você seja um fotógrafo amador. Talvez você já tenha se envolvido com ilustração, desenvolvimento web ou até mesmo com treinamento de cães!

Faça um rápido brainstorm para descobrir o ponto de equilíbrio ideal entre paixão e remuneração:

Primeiro, faça uma lista de todas as suas habilidades - todas as coisas nas quais você é muito bom. Em seguida, faça outra lista - mas desta vez anote seus hobbies e paixões. Quando terminar, compare as duas listas lado a lado. Procure conjuntos de habilidades que combinem com suas paixões. Se você adora viajar e é fluente em vários idiomas, você seria um ótimo tradutor, blogueiro de viagens ou guia turístico.

Próximo passo é considerar seus objetivos financeiros. Faça pesquisas sobre que tipo de demanda existe para as coisas pelas quais você é apaixonado. Os empregos para matemáticos, analistas de dados e designers gráficos estão aumentando. Portanto, se você é um técnico, o setor de segurança cibernética está esperando por você!

Certifique-se de fazer sua pesquisa de salários na Internet, mas também analise os números de suas despesas mensais para ter uma ideia de quanto dinheiro você precisará arrecadar. Se você é um gamer talentoso, pode esperar para ganhar de 3 a 20 mil/mês. Compare isso com os consultores de software, que podem esperar uma receita mensal de 3 a 13 mil.

Antes de deixar seu trabalho diário para seguir uma carreira freelance seguindo sua paixão, você não só vai querer ter certeza de que pode pagar as contas, mas também vai querer verificar se um treinamento especial ou certificação é necessário para se qualificar para os empregos nos quais você está interessado. Ao fazer uma pesquisa completa e ser realista com seus objetivos, você será capaz de encontrar um trabalho freelance que satisfaça você e pague suas contas!

Carreira Digital - Nomade Digital - Freelance

Como escolher melhores clientes como solopreneur

Em um emprego tradicional, você fica praticamente preso, trabalhando com quem seu chefe lhe diga para trabalhar. Mas uma das muitas vantagens de ser um freelancer é que você pode escolher com quem deseja passar seu tempo!

Se um cliente é difícil de trabalhar e impossível de agradar, você tem todo o direito de recusar educadamente, mas com firmeza, trabalhar com ele. Se alguém recusar sua taxa, não tenha medo de se manter firme. Sempre haverá oportunidades de negócios por aí, mas clientes de qualidade saberão quanto vale um trabalho e estarão mais do que dispostos a pagar por um produto superior.

Ter alguns clientes pesadelos em seu currículo ajudará a tornar isso muito mais claro quando você encontrar um grande cliente que o trate com respeito e pague bem. Quando você se depara com clientes superstars, você vai querer ir além para transformar o relacionamento em uma parceria duradoura. Se você for capaz de fornecer um serviço de primeira linha a clientes como esses, é muito provável que eles contem aos amigos, o que significa que você terá mais trabalho do que imagina!


Crie limites saudáveis ​​equilibrando sua carga de trabalho

Quando você tem um emprego tradicional com um chefe e prova ser um trabalhador competente, sua recompensa geralmente é ... mais trabalho.

Se você é um freelancer que pretende trabalhar por muito tempo, é importante combater o esgotamento de forma proativa. E a maneira mais eficaz de fazer isso é equilibrando sua carga de trabalho para que você não se sinta como um hamster em uma roda correndo de um projeto para o outro, sem tempo para si mesmo.

E embora os freelancers novatos geralmente estejam ávidos por qualquer trabalho que possam conseguir, os freelancers mais experientes geralmente sabem como ser mais seletivos ao assumir projetos de maior remuneração para que possam trabalhar de forma mais inteligente e não mais arduamente.

Não se esqueça de encontrar tempo para as coisas (e criaturas) que você ama.


Encontre um horário de trabalho que funcione para você como solopreneur

Trabalhava das 9 às 18, certo? As regras tradicionais de trabalho determinam que você precisa chegar cedo ao escritório e sair tarde - mesmo que tenha terminado suas tarefas horas atrás. É assim que as coisas sempre foram. Mas isso não significa que eles devam continuar assim.

Como freelancer, você não precisa mais passar a maior parte do dia acorrentado a uma mesa apenas para mostrar aos seus colegas de trabalho como você é uma abelha ocupada. Como solopreneur, você não precisa se sujeitar ao "status quo" do que é considerado um horário de trabalho aceitável. Se você sempre foi um notívago, deixe para trás a vergonha de dormir tarde. E se você é uma pessoa matutina, está livre para terminar seu trabalho cedo, para aproveitar o resto do dia. Quando você trabalha por conta própria, fica mais claro que o que importa é a qualidade do trabalho, não a quantidade.

Dito isso, você logo descobrirá que disciplina e estrutura têm seu lugar na vida de um freelancer de sucesso. Caberá a você descobrir sua própria rotina personalizada que o ajudará a atingir o equilíbrio perfeito entre fazer as coisas e não se sobrecarregar.


Trabalhe onde quiser

Antes, quando você via alguém em uma cafeteria digitando em seu laptop, presumia que ele era um desempregado trabalhando na atualização do currículo, desesperado por uma grande chance. Não é mais assim!

A tecnologia e, agora, a pandemia ajudou a sociedade a chegar à ideia de que você não precisa estar no escritório todos os dias para fazer um trabalho. A capacidade de trabalhar em qualquer lugar é uma das muitas razões pelas quais o freelancer se tornou tão popular. Quer você opte por trabalhar em sua casa, em um escritório alugado, em um café ou em um bar na praia em algum local exótico - em última análise, depende de você decidir onde trabalhará melhor.


Seja flexível com seu conjunto de habilidades e misture as coisas

Quando você é um freelancer, tem a oportunidade de usar suas habilidades em uma variedade de setores diferentes.

Por exemplo, um escritor pode criar conteúdo sobre música, reforma, medicina e finanças - tudo na mesma semana! Um fotógrafo pode fazer casamentos, fotos de atores, retratos de família ou fotografia de comida. Independentemente das habilidades que você possui, existem infinitas oportunidades de flexibilidade quando você é um freelancer. Esse tipo de versatilidade basicamente garante que você nunca ficará entediado, mas também oferece a oportunidade de encontrar o lugar onde suas paixões e oportunidades se cruzam.


A melhor segurança no trabalho

Quando você trabalha para si mesmo, nunca terá que se preocupar em ser despedido. Se você for um freelancer competente em um campo de alta demanda, sempre terá trabalho. Neste caso a maior chance de perder o emprego será você demitir a si mesmo!

Mais de 1/3 da força de trabalho americana trabalhou como freelancer em 2020, com muitos outros países logo atrás. Solopreneurs contribuíram com US $ 1,2 trilhão para a economia dos Estados Unidos e continuam a crescer como um fenômeno global.

2021 será o ano em que você ingressará no movimento freelance?

Muitos aspirantes a freelancers hesitam devido às dificuldades associadas a possuir um negócio. Entendemos. Mas vou continuar escrevendo e postando artigos para te ajudar na sua tomada de decisão.